Frete grátis nas compras a partir de 3 unidades.

Receitas com castanha de baru

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

A castanha de baru é um elemento muito consumido em algumas regiões do Brasil, mas que, apesar disso, ainda é considerada desconhecida por muitas pessoas.

Além de seu sabor incrível, é um alimento capaz de oferecer diversos nutrientes e propriedades que podem ser muito benéficos para o desenvolvimento de sua saúde.

Continue lendo a seguir e conheça quais são as melhores receitas com castanha de baru, para incluir este ingrediente em sua culinária e aproveitar o melhor dos sabores brasileiros.

Aprenda mais sobre as receitas com castanha de baru e tenha refeições deliciosas

A castanha de baru é um elemento da cozinha brasileira ainda pouco conhecido. Mas, apesar disso, é muito recomendado por especialistas que conhecem todas as suas propriedades e o que ela é capaz de fazer para a saúde de quem a consome.

Além de muito saborosa, esta castanha é rica em gorduras boas, nutrientes como ferro, zinco e vitamina E, além disso, possui também muitos ácidos graxos essenciais.

A forma correta de consumir a castanha de baru é torrada, já que esta é a maneira de inativar todos os seus fatores considerados anti-nutricionais, capazes de causar algum tipo de interferência na absorção de cálcio e zinco.

Mas, para entender melhor como utilizar este alimento em seu dia a dia, confira a seguir algumas receitas com castanha de baru e entenda como incluir em sua dieta esta delícia brasileira:

  • Pasta de castanha de baru

Para conseguir fazer a pasta de castanha de baru, é bem simples. Basta colocar as nozes em um processador e bater durante algum tempo.

Durante este processo, não é necessário incluir água ou qualquer tipo de óleo para formar a pasta,

A própria gordura presente na castanha de baru fará com que esta oleaginosa fique com a consistência desejada, formando uma pasta perfeita para vários tipos de usos diferentes.

O ideal é bater por aproximadamente 5 minutos e, ao final deste tempo, a sua pasta estará pronta.

Além disso, é preciso se lembrar de torrar antes a sua castanha de baru, para que ela esteja própria para o consumo. Mas, além disso, este processo também poderá facilitar a produção final de sua pasta.

Este alimento pode ser consumido de diferentes formas, em receitas doces ou salgadas e, para que isso seja possível, basta colocar a sua criatividade para funcionar.

  • Garrafada no vinho branco

Para fazer uma deliciosa garrafada no vinho branco, é preciso separar um litro de vinho branco da marca de sua preferência e uma quantidade de castanhas de baru razoável, com aproximadamente 10 castanhas.

Coloque as castanhas na garrafa de vinho e deixe curtir por aproximadamente três dias em um ambiente arejado, como um armário, por exemplo.

Esta mistura poderá oferecer um desenvolvimento maior para a sua saúde, permitindo que você atue ativamente no combate de artrite, artrose, reumatismo e outros benefícios incríveis para a sua saúde.

Além disso, este é um alimento que quase não possui restrições para o seu consumo, podendo ser utilizado para o tratamento e cuidado com a saúde de pessoas de diversas idades.

  • Castanha torrada.

Como vimos, é essencial torrar as castanhas de baru para que elas estejam prontas para o consumo e, este processo é básico e pode ser feito de maneira muito simples.

Durante a sua torração, a castanha passa pelo processo de anulação dos fitatos, deixando-a pronta para o consumo de diferentes formas.

Neste momento não é necessário exagerar em sua torra. Basta apenas realizar este processo de forma bem sucedida, para conseguir neutralizar nas castanhas todos os seus antinutrientes presentes nas castanhas, deixando apenas as propriedades positivas deste alimento.

  • Farinha de castanha de baru

A farinha é uma das maneiras mais populares e versáteis de consumo de castanha, fazendo com que seu uso no dia a dia seja ainda melhor.

O ideal é optar sempre pela castanha de baru bem torrada, para que a farinha fique ainda mais gostosa e seu preparo possa acontecer de forma simplificada.

Apesar de ser um pouco difícil remover a castanha do fruto do baru, este é um processo que vale muito a pena, principalmente quando levamos em conta todos os nutrientes que este alimento é capaz de oferecer.

  • Farofa

A farofa é uma receita tipicamente brasileira, que conquista o coração de todos que a experimentam e que combina com diferentes receitas.

Mas, a farofa de castanha de baru tem um sabor ainda mais especial e um grande valor nutricional, como a contribuição para a absorção dos nutrientes como o cálcio.

Portanto, dessa forma, saiba que vale a pena apostar na receita de uma deliciosa farofa desta castanha de baru, que possui um sabor muito semelhante ao amendoim.

  • Leite de castanha de baru

Para os veganos e as pessoas que desejam apostar em novos tipos de leites vegetais, o leite da castanha de baru pode ser uma ótima opção, para esta substituição.

Mas, para que este leite seja produzido com sucesso, é muito importante deixar o baru começar a sua germinação, fazendo com que este alimento fique ainda mais rico em todos os seus nutrientes, potencializando os efeitos oferecidos para a saúde.

  • Óleo de castanha de baru

O óleo de castanha de baru é um dos principais elementos utilizados em deliciosas receitas e ainda dentro da cosmética natural, oferecido depois de algumas etapas dentro da extração deste óleo.

O processo é iniciado através da torra desta castanha e, depois, é preciso remover a sua casca, a fim de facilitar a extração e garantir que todo o processo seja feito da melhor maneira possível.

Depois, é preciso fazer uma espécie de pasta com a castanha do baru, semelhante com o processo da primeira receita.

Mas, ao final da receita da pasta, é necessário levar a uma panela e começar o processo de extração do óleo, aquecendo tudo de acordo com as orientações dos profissionais.

  • Arroz com castanha de baru

O arroz combinado com a castanha de baru também pode originar em uma receita capaz de atrair a todos, devido ao mix de sabores e ao seu gosto inigualável.

Esta é uma receita simples, que pode facilmente ser feita no dia a dia, levando as amêndoas de baru, capazes de deixar tudo ainda mais delicioso e ainda trazer proteínas necessárias para favorecer o sistema imunológico.

Além disso, nesta receita também pode ser incluída a taioba, uma folha que oferece vantagens nutricionais incríveis e que podem ainda potencializar os efeitos da castanha de baru.

  • Barra de cereal

A barra de cereal também é uma forma de consumo saborosa, que pode ser feita de maneira muito versátil, utilizando diferentes tipos de castanhas para fazer a combinação perfeita com a castanha de baru.

Esta pode ser uma ótima opção para lanches do dia a dia, trazendo uma oferta de nutrientes rápida e saborosa, com uma ideia muito simples para o consumo deste alimento.

Esta é a forma mais prática de consumo e, para que seu preparo aconteça de forma ideal, é preciso cortar as castanhas em pequenos pedaços, para que a barrinha fique no seu formato ideal.

  • Biscoito de baru

Os biscoitos são ótimas opções para lanches rápidos ou até mesmo para o café da manhã, trazendo diferentes ingredientes e nutrientes em seu modo de preparo.

E, assim como outras diferentes receitas, o biscoito de baru é uma opção muito nutritiva, que traz consigo um sabor considerado muito semelhante ao amendoim e, por isto, é capaz de agradar a todos compondo uma receita.

Apesar do consumo desta castanha ser ainda reduzido, ela é considerada essencial para um estilo de vida mais saudável, por isso, utilizar de maneira versátil em uma receita de biscoitos pode ser uma ótima opção.

  • Bolo de castanha de baru

O bolo também é uma ótima opção que pode ser consumida em diferentes momentos do dia, principalmente quando existe uma mescla de sabor e originalidade em sua receita.

É essencial lembrar antes de seu preparo que, assim como qualquer tipo de receita que leva castanha de baru em seu desenvolvimento, é essencial antes fazer o processo de torra, para que seu sabor e os nutrientes sejam ativados.

Neste caso, o bolo pode ainda ser combinado com outros ingredientes, como a banana, deixando tudo ainda mais saboroso e muito nutritivo.

 A castanha de baru é um alimento consumido em todo o Brasil, principalmente em suas regiões mais típicas.

Apesar de ser pouco conhecido, existem diversas pessoas que conhecem os seus nutrientes e sabem como utilizar este alimento para garantir um sabor incrível e uma saúde de qualidade.

Agora que você já sabe mais sobre o uso deste ingrediente, não perca mais tempo e comece a fazer uma das receitas listadas acima, para sentir todo o seu sabor.

A castanha de baru é rica em nutrientes e pode aumentar o sistema imunológico. Basta torrar os grãos e consumi-los da forma que preferir.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Outros posts

Alimentação

Receitas com castanha de baru

A castanha de baru é um elemento muito consumido em algumas regiões do Brasil, mas que, apesar disso, ainda é considerada desconhecida por muitas pessoas.

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch