Os benefícios do ômega 3

Compartilhe

Para conhecer os benefícios do ômega 3, primeiro é necessário entender qual a função desta gordura boa em seu corpo e como ela pode atuar para o desenvolvimento de sua saúde.

Além disso, é preciso ainda conhecer os tipos de ômega 3, para saber ao certo qual a função de cada um deles e como eles podem ser ingeridos de maneira correta.

Continue lendo a seguir e entenda quais são os benefícios do ômega 3 para a saúde de seu corpo, para saber mais como ingerir esta substância para ter uma dieta saudável.

Entenda quais são os principais benefícios do ômega 3 para a sua saúde

O ômega 3 é considerado um tipo de gordura boa, muito conhecida pela sua ação poderosa, atuando como anti-inflamatório poderoso.

E, por isto, esta substância é recomendada pelos profissionais da área da saúde como forma de controlar os níveis de glicemia e colesterol no corpo, além de ser ideal para a prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo cerebral.

Devido à sua atuação, esta gordura é responsável também por atuar de forma positiva no desenvolvimento da memória e o aumento da disposição corporal.

Além disso, é preciso levar em conta também que existem 3 tipos de ômega 3 que podem ser consumidos para o aumento da saúde, sendo eles: O ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido docosahexaenoico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA), que costumam ser encontrados principalmente em peixes e em algumas sementes de linhaça ou chia.

Mas, atualmente, como forma de oferecer um consumo alternativo deste nutriente, foi desenvolvido o consumo do ômega 3 através de cápsulas feitas em laboratórios, que podem facilmente serem encontradas em lojas de produtos naturais e farmácias.

Devido às suas funções e poder de atuação no corpo, esta substância tem sido considerada uma das principais para compor uma dieta saudável e balanceada, devido aos incríveis benefícios que é capaz de trazer.

Para entender melhor, veja a seguir e entenda melhor quais são os principais benefícios que envolvem o consumo de ômega 3 e veja o que esta substância é capaz de oferecer para o seu corpo e saúde:

  • Diminuição de inflamações em todo o corpo

O ômega 3 é uma substância recomendada pelos profissionais da área da saúde, principalmente devido à sua poderosa função de combater inflamações de todos os tipos presentes no corpo.

Suas propriedades fazem com que esta substância seja muito utilizada no tratamento de doenças como a artrite e inflamação intestinal, por exemplo.

Isto porque, sua ação faz com que as substâncias inflamatórias sejam reduzidas e os danos celulares sejam ainda menores, contribuindo para reduzir qualquer chance de aparecimento de câncer.

  • Proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Outra função do ômega 3 no corpo é a redução considerável do colesterol ruim e do desenvolvimento do triglicerídeos, que são os principais agentes responsáveis pela formação de placas de excesso de gordura presentes nas artérias.

Estes acúmulos de gordura podem levar a infarto, arritmia, derrame cerebral e arritmia e, com o uso do ômega 3, todos estes danos à saúde podem ser evitados.

Outro ponto positivo do consumo desta substância é que o colesterol bom pode ser elevado e, com isto, a pressão sanguínea pode ser controlada, reduzindo consideravelmente qualquer tipo de dano nas células.

  • Evita que coágulos se formam

O ômega 3 tipos DHA e EPA principalmente, contam com poderosas propriedades anticoagulantes, que atuam ativamente na redução de qualquer formação de coágulos sanguíneos, impedindo que as plaquetas presentes no sangue se agrupam de forma indevida.

Dessa forma, o consumo recomendado deste tipo de gordura pode ajudar no tratamento e até mesmo prevenção de algumas complicações graves como embolia pulmonar ou trombose venosa profunda.

  • Ajuda ativamente no combate à depressão

Com a ingestão do ômega 3, esta gordura boa tem o poder de proteção às células do cérebro e, com isto, fazendo com que a sua atividade seja melhorada, permitindo que as substâncias responsáveis pelo bem estar, humor e todas as sensações se mantenham saudáveis.

Por isso, esta gordura é recomendada para a prevenção e combate ativo dos sintomas da depressão, da falta de libido e até mesmo alguns tipos de perturbações do sono.

  • Combate e tratamento da asma

Devido à sua grande função anti inflamatória, o uso do ômega 3 é muito recomendado no tratamento e combate da asma, permitindo que os pacientes tenham suas crises controladas.

E, por isto, os alimentos que contenham este tipo de gordura podem ser muito recomendados por profissionais nutricionistas, que tem como principal objetivo auxiliar o tratamento médico.

  • Previne o aparecimento de doenças consideradas auto-imunes

De acordo com alguns pesquisadores, o ômega 3 tem o poder de contribuir para redução de riscos do aparecimento de doenças autoimunes.

Estas doenças acontecem porque o sistema imunológico do corpo reconhece as células consideradas saudáveis e passa a atacá-las, contribuindo para o seu desaparecimento.

Neste caso, este acontecimento pode contribuir para o aparecimento de doenças como a diabetes tipo 1 ou a esclerose múltipla.

Além disso, o consumo desta gordura boa em uma dieta balanceada é recomendado para o tratamento de doenças como a colite ulcerativa, psoríase, lúpus e outras.

  • Ajuda ativamente no controle da glicemia

De acordo com alguns estudos, o ômega 3 tem o poder de reduzir os níveis de açúcar presentes no sangue, devido à sua função de melhorar a resistência do hormônio insulina, permitindo que a sua ingestão seja um dos mais poderosos tratamentos para a diabetes tipo 2.

De acordo com estudos realizados, a ingestão de cápsulas de ômega 3 contendo 1g de óleo de peixe durante um tratamento de 3 meses, pode fazer com que os níveis de insulina no sangue sejam reduzidos de forma considerável.

E, com isto, é possível concluir que o uso destes suplementos são um dos principais tratamentos para o combate deste tipo de doença no corpo.

  • Contribui para um melhor desenvolvimento do funcionamento do cérebro

O ômega 3 é uma gordura boa considerada essencial para o desenvolvimento de funções do cérebro, pois mais da metade deste órgão é constituída por gordura, em especial está tipo.

E, por isto, a deficiência do consumo deste tipo de nutriente pode estar diretamente associada aos danos à memória ou à capacidade de aprendizado.

Dessa maneira, os especialistas recomendam o consumo de ômega 3 de forma progressiva, para permitir que as células cerebrais se mantenham ativas, garantindo seu bom funcionamento, desenvolvendo a sua memória e a sua capacidade de raciocínio.

  • Previne doenças como o Alzheimer

De acordo com alguns especialistas, o consumo de ômega 3 de forma recomendada é capaz de atuar ativamente na prevenção de doenças que acometem a memória, dificuldade de raciocínio e comprometimento da atenção, reduzindo os riscos de Alzheimer,

Mas, apesar disso, esta é uma forma de prevenção que ainda não foi totalmente comprovada, apesar de ainda ser muito recomendada pelos especialistas.

  • Desenvolvimento da qualidade da pele

O ômega 3, principalmente o tipo DHA, é uma gordura boa que está presente nas células da pele e pode ser responsável pela sua saúde, atuando principalmente na capacidade de maciez, hidratação e redução de rugas.

Por isso, ao ingerir esta substância, é possível garantir que a pele se mantenha saudável e com suas características em dia.

Outro benefício do ômega 3 que envolve os cuidados com a pele é a sua capacidade de redução dos danos causados pelo Sol, que podem contribuir pelo envelhecimento precoce e pelo desenvolvimento das células cancerígenas.

  • Controla de maneira ativa o déficit de atenção e os sintomas da hiperatividade

De acordo com especialistas e seus estudos, grande parte do desenvolvimento da deficiência do ômega 3 no corpo pode ser associado a transtornos que acometem à atenção e causam a hiperatividade, ou TDAH, como também é conhecida.

E, por isto, principalmente em crianças, o aumento do consumo desta substância pode fazer com que a sua atenção seja melhorada, contribuindo para a conclusão de suas tarefas e reduzindo sintomas como agitação, impulsividade e agressividade.

  • Melhora de maneira surpreendente o rendimento muscular

O uso de suplementos que contenham o ômega 3 em sua composição podem ser ideais para a redução da inflamação muscular que podem ser causadas pelo excesso de atividade física.

E, por isto, os músculos podem passar por uma recuperação ainda mais acelerada, permitindo que a dor dos pós treino seja reduzida.

Dessa forma, o ômega 3 permite que a disposição aumente e o desempenho nos treinos seja ainda maior.

O ômega 3 é um tipo de substância presente em peixes, como a sardinha e o atum e, com o seu consumo frequente, pode ser responsável pelo desenvolvimento da saúde de forma completa.

Além disso, para as pessoas que evitam algum tipo de consumo de carne, este nutriente pode ser reposto em cápsulas encontradas facilmente em farmácias e lojas que oferecem produtos naturais.

Agora que você sabe quais são os benefícios do ômega 3, não deixe de incluir esta gordura boa em sua dieta e sentir suas vantagens de perto.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Outros posts

Alimentação

Receitas com castanha de baru

A castanha de baru é um elemento muito consumido em algumas regiões do Brasil, mas que, apesar disso, ainda é considerada desconhecida por muitas pessoas.

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch