Frete grátis nas compras a partir de 3 unidades.

Como incentivar os jovens a cuidar do planeta?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Cada vez mais a preocupação com o meio ambiente e o futuro de nosso planeta vem aumentando, principalmente devido aos acontecimentos que tem prejudicado a nossa natureza.

E, por isto, cada vez mais os pais e educadores têm buscado mostrar para os jovens como é possível cuidar ainda mais do planeta, para garantir que seus recursos naturais não sejam desperdiçados e possam ser aproveitados por muito mais tempo.

Continue lendo a seguir e entenda como incentivar os jovens a cuidar do planeta, para formar uma nova geração consciente e capaz de proteger nossa natureza.

Entenda qual a importância de cuidar do nosso planeta e do meio ambiente em que vivemos

No século passado, ao longo dos anos, foram registrados níveis de uma utilização exagerada de todos os recursos naturais que podem ser oferecidos, mas, felizmente, atualmente as pessoas têm se tornado cada vez mais conscientes.

O papel dos pais e da escola tem contribuído para que as crianças já tenham bons hábitos incorporados em sua educação, desenvolvendo comportamentos simples, mas que tem capacidade de proteger e conservar o planeta.

A conservação ambiental e a preocupação com o futuro do nosso planeta começou recentemente, tendo seu início na década de 60, devido aos danos visíveis que foram sendo percebidos pelos países e diferentes governos, com horríveis consequências para a fauna e flora.

E, depois de algumas pesquisas, este assunto passou a ser visto e tratado de maneira formal em um evento, chamado Conferência de Educação da Universidade Keele, realizado na Inglaterra.

Neste evento, alguns estudiosos passaram a debater sobre as principais urgências na reeducação de todas as ações humanas, que vinham acometendo o desenvolvimento do planeta de forma danosa.

E, depois disso, este assunto passou a ser debatido de diversas formas, em outras conferências que propunham uma reformulação no comportamento humano, para ocorrer uma manutenção de todo o meio ambiente.

Com o tempo, foram determinadas formas de desenvolvimento da educação ambiental, para permitir que a ética seja aplicada em todas as formas de vida, garantindo a sua preservação.

E, a partir desta data, começou a ser debatido e comentada a importância de ter uma maior responsabilidade com os fatores ambientais, sendo reforçado através de campanhas lançadas pelo próprio governo.

Os recursos naturais como a água, terra e o ar passaram a ser vistos com maior importância mesmo que sejam renováveis, já que os estudos permitiram que as pessoas vissem como é demorado o seu processo de restabelecimento.

Por isto, cada vez mais os jovens e crianças têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente, garantindo que a natureza e todas as suas riquezas sejam conservadas.

Conheça as melhores dicas para incentivar os jovens a cuidar do planeta

Como vimos, os jovens são os principais responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente e pelo futuro do planeta, já que serão as próximas gerações que estarão presentes ativamente.

E, a melhor maneira de desenvolver a relação das crianças e jovens com os cuidados com o meio ambiente é criar situações, onde elas possam reconhecer e entender que as suas atitudes têm uma grande importância.

Mas, para entender ainda mais, confira a seguir e veja como é possível incentivar os jovens a cuidarem mais do nosso planeta:

  • Mostrar como o descarte e separação correta do lixo pode fazer toda a diferença

O cuidado com o planeta e o incentivo dos jovens costuma começar em pequenos atos do dia a dia, com exemplos comuns e ações do cotidiano.

Um grande exemplo disso é não poluir a rua, jogando lixo no chão, mostrando que esta é uma ação que pode ter um grande peso.

Portanto, comece explicando por que não podemos jogar lixo na rua e como esta ação pode trazer um impacto negativo para o meio ambiente e a limpeza da cidade.

Jogar um simples papel no chão pode parecer no primeiro momento até mesmo inofensivo, mas, com o tempo, pode fazer com que um grande acúmulo de sujeira se forme, causando o entupimento de bueiros, por exemplo.

Mas, apesar de muitas cidades do Brasil ainda não contarem com um sistema de coleta seletiva, é essencial mostrar aos jovens como a separação dos elementos do lixo em categorias como vidro, papel, plástico, metal e lixo orgânicos, pode ser muito importante para o descarte correto e para a reciclagem dos mesmos.

Existem algumas escolas que adotaram o sistema de lixeiras coloridas, para determinar onde cada tipo de lixo pode ser descartado e, dessa forma, buscam incentivar ainda mais os jovens a terem atenção na hora de jogar algo no lixo.

Além disso, um hábito muito legal é incentivar os jovens a andarem sempre com sacolas, para guardarem seus lixos até encontrarem a lixeira mais próxima.

  • Mostrar formas de economizar recursos

Uma das principais formas de cuidar do planeta é incentivar os jovens a economizar os recursos naturais, para permitir que outras gerações também possam aproveitar e viver na Terra.

E, para isto acontecer, basta orientar às crianças e jovens a adotar certos hábitos do dia a dia, como apagar as luzes ao sair de um ambiente ou desligar os aparelhos domésticos ao sair.

Mostre aos jovens a importância de economizar e poupar os recursos oferecidos pelo meio ambiente, para garantir que o ecossistema seja poupado.

Além disso, é preciso também reconhecer que a preservação e economia da água se torna essencial, principalmente para este momento em que vivemos, pois, alguns lugares no mundo já passam pela escassez deste tipo de recurso essencial para vida de todos.

  • Mostre a importância de manter um consumo sustentável

O consumo sustentável está diretamente ligado com o conceito dos 3R, que são eles:

Reduzir, ou seja, a eliminação de resíduos que são gerados de forma tóxica;

A reutilização, que é a orientação passada sobre a utilização de todos os bens de consumo pela quantidade máxima de vezes, incluindo o direcionamento destes recursos para outras finalidades.

E, por fim, a reciclagem, que é todo o processamento dos materiais que são descartados, para garantir que eles retornem ao ciclo produtivo de suas matérias primas.

E, ao seguir todas estas três essenciais diretrizes, é possível incentivar os jovens a reduzir seu consumo de roupas e outros itens, mostrando que este hábito pode mudar e salvar o planeta.

  • Incentivar o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente

A melhor maneira de aproximar os jovens à preservação do meio ambiente e adoção de novos hábitos é debatendo este tema diariamente, de diversas formas, utilizando vivências do dia a dia para abordar este tema.

Isto poderá contribuir para que o conhecimento teórico seja aplicado na prática da melhor forma possível.

Visite museus e parques de preservação, para incentivar os jovens e mostrar que estes lugares também podem ser ricos em conhecimento, para que eles entendam qual a grande importância de adotar hábitos viáveis para o planeta.

  • Oferecer mais passeios a pé ou de bicicleta

Além do petróleo ser considerado um recurso finito, é um dos grandes responsáveis pela poluição do nosso ar.

Por isso, incentivar os jovens a andarem mais a pé ou de bicicleta é uma forma de evitar que estes componentes sejam eliminados no meio ambiente e, além disso, faz também com que seu corpo fique ainda mais saudável.

  • Faça mais passeios e programas ao ar livre

Os passeios ao ar livre podem servir como um incentivo para mostrar aos jovens quais são os benefícios de se conectar com a natureza, criando memórias afetivas que lembram a importância destas vivências.

Todos nós temos memórias muito boas de parques, lagos, de uma subida em uma árvore ou de uma praia.

E, lembrar que a preservação do meio ambiente pode contribuir para que estes lugares existam por muito mais tempo, pode servir de grande incentivo para que os jovens entendam a importância de cuidar do nosso planeta.

Cada vez mais os adolescentes estão mais conectados com o mundo digital e, por isto, é preciso levá-los e mostrar quão prazeroso pode ser este contato maior com a natureza.

Criar e desenvolver uma relação saudável entre os jovens e os cuidados com o meio ambiente pode ser algo desafiador, mas, que também é muito importante.

Os hábitos começam em casa, com o incentivo dos pais e até mesmo dos educadores, que têm um papel muito importante na formação e no desenvolvimento das pessoas em sua vida.

Além disso, quando os jovens começam a compreender toda a importância que envolvem os cuidados com o meio ambiente, eles passam a zelar de forma completa para garantir que o planeta seja protegido e cuidado.

Esta é uma grande maneira de cuidar para que o planeta dure por muitos e muitos anos, permitindo que as próximas gerações tenham uma experiência feliz.

Agora que você já sabe como incentivar os jovens a cuidar do planeta, não deixe de seguir as dicas listadas acima e comece a transformar o mundo em que vivemos

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Outros posts

Alimentação

Receitas com castanha de baru

A castanha de baru é um elemento muito consumido em algumas regiões do Brasil, mas que, apesar disso, ainda é considerada desconhecida por muitas pessoas.

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch