Amêndoa de baru e o potencial na modulação do perfil lipídico e da adiposidade corporal

Compartilhe

O baru, popularmente conhecido por cumbaru, cumaru, castanha-de-burro, coco-feijão ou fruta-de-macaco, possui polpa fibrosa e uma amêndoa no seu interior, que tem chamado atenção da ciência em razão de suas muitas propriedades nutricionais.

A polpa pode ser utilizada em preparações culinárias, o óleo do baru, como alimento ou cosmético, além da amêndoa conter elevado potencial medicinal. Ao ser torrada, assemelha-se, sensorialmente, ao amendoim torrado e pode ser usada para enriquecer preparações culinárias.

A amêndoa do baru contém alto teor de lipídios, sobretudo, de ácidos graxos ômega-3 e 6, além de minerais como cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Ademais, seu alto teor proteico – cerca de 30% da composição do fruto –, inclui aminoácidos essenciais à dieta humana, como valina, isoleucina, leucina, cistina, metionina, tirosina, fenilalanina, entre outros. Possui, ainda, compostos bioativos e fenólicos, tocoferóis e fibras alimentares, propriedades muito interessantes sob o ponto de vista nutricional.

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

Outros posts

Alimentação

Receitas com castanha de baru

A castanha de baru é um elemento muito consumido em algumas regiões do Brasil, mas que, apesar disso, ainda é considerada desconhecida por muitas pessoas.

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch